Tecnologia LED
O que é
LED significa light-emitting diode ou, em português, diodo emissor de luz.
Envolve uma tecnologia simples, de semicondutores, que são materiais mais baratos e que dissipam a energia excedente que recebem em forma de luz, ao contrário do que acontece com outros materiais, que perdem muita energia em forma de calor e que iluminam de maneira pouco eficiente.
Economia
O LED emite muito mais luz consumindo muito menos energia do que outros tipos de lâmpadas, a economia de energia elétrica gerada por produtos LED chega até 60%.
Também significa que as lâmpadas de LED são a melhor opção em termos de eficiência e economia para iluminação em ambientes profissionais e residenciais.
Por que utilizar LED?
O custo das lâmpadas de LED é um pouco mais alto do que o das lâmpadas convencionais, porém a economia de energia e a durabilidade proporcionada justificam facilmente esse investimento, a vida útil das nossas lâmpadas atingem até 50.000 horas enquanto os modelos fluorescentes duram em média 10.000 horas .
Além disso, ao contrário das lâmpadas de descargas, os LEDs não sofrem interferência em sua vida pelo ligar e desligar. Enquanto as lâmpadas comuns tem um numero determinado de acendimentos em sua vida, os LEDs podem ser ligados e desligados um numero indeterminado de vezes que isso não alterará sua vida útil. Outra vantagem do LED é que o tempo de acendimento completo é instantâneo, ao invés de 1 a 2 minutos das lâmpadas convencionais.
Dentre as características da luz produzida pelos LEDs, podemos citar a ausência de radiação infravermelha e ultravioleta. Com isto, seu facho de luz é frio, não atrai insetos e não desbota objetos (obras de arte ou fachadas, por exemplo).